domingo, 17 de maio de 2009

Exercício 4: Módulo 2


Buscas na Web



E Deus inventou o Google, que já virou verbo. Quem, com menos de 20 anos, sabe o que significava quando as professoras na escola mandavam a gente fazer um trabalho de pesquisa? O ácaro dos livros da biblioteca da escola ficou no passado (dá para baixar livros de graça em www.dominiopublico.gov.br).

Uma geração inteira dá uma 'googada' quando pensa em pesquisa escolar. A invenção dos buscadores de informação mudou a forma de pensar dos jovens e acrescentou um número infinito de possibilidades para os que precisam e utilizam a ferramenta no trabalho. Para o jornalista, significou rapidez na produção de textos que exigem dados passados (é certo que o trabalho de checar as informações também duplicou) e um triste corte nos departamentos de pesquisa das empresas.

O maior perigo dos novatos na redação é achar que se a informação está na Web ela é inteiramente verdadeira. Muitas e muitas vezes dados como datas e referências a trabalhos anteriores do alvo da pesquisa estão trocados. Nunca é demais ter certeza de que a informação vem de sites confiáveis como o Imdb.com, por exemplo, que é a atual bíblia do Cinema, ou foi postada na Wikipédia, que muitas vezes tem um furo ou outro justamente por ser produzida por usuários, não necessariamente, pesquisadores dos assuntos postados.


Sem estresse na hora de pesquisar:


Buscar o que se quer na Web pode significar uma infinidade de resultados inúteis. A busca inteligente consiste em ajustar o resultado que queremos a combinação de palavras-chaves que vão diminuir as opções de respostas de forma mais eficiente. O meu sistema de busca preferido ainda é o Google (tanto pela variedade de resultados quanto pela simplicidade da apresentação dessas buscas).


Escolha o seu buscador:

Google / Yahoo / Alta Vista / Radar Uol / Clusty / MSN / Ask.com / DogPile

Análise dos cinco primeiros resultados de busca sobre 'cura do stress':

* Google: http://www.google.com.br
Foram obtidos aproximadamente 1.440.000 resultados para 'cura do stress' em 0,13 segundos. Uma delas é um artigo do Dr. Kenneth H. Cooper que remete a um livro do autor. As duas primeiras são inúteis: uma é um site para se baixar um papel de parede e outra é um blog pessoal. Nesse caso, o mais interessante seria refinar a busca para obter um resultado mais próximo do que se quer. O Google oferece ferramenta de 'busca avançada' e diferenciadores de páginas em português ou na Web que podem ajudar a um resultado mais eficiente. Também tem o Google Imagens, muitas vezes útil no corre-corre diário das redações (essa afirmação abre para uma discussão infindável sobre direitos autorais merecedora de outro post).


* Yahoo!: http://www.yahoo.com.br
O número de resultados foi superior ao do Google, aproximadamente 1.160.000 em 0,03 segundos. Mas quantidade nem sempre é qualidade e os primeiros resultados apontaram para um site fora do ar, um blog não confiável e um artigo com algum embasamento científico.


* Altavista: http://www.altavista.com
O Alta Vista usa um recurso irritante para o usuário comum: abre a pesquisa com uma combinação patrocinada. E, no caso da busca, é o mesmo site que aparece no Google e está temporariamente fora do ar. A quantidade de resultados, porém, é bastante significativa: 1.160.000, mas sem oferecer o tempo gasto na busca.


* Radar Uol: http://radaruol.uol.com.br
Também oferece logo como primeiro resultado links patrocinados (no caso, a opção de baixar um papel de parede). Para depois oferecer as buscas no Mundo com apenas 211.000 respostas, quase nada se comparadas às do Google, Yahoo e Alta Vista. O design da página não é agradável e chega a ser confuso, apesar de os primeiros resultados serem parecidos com os dos outros buscadores.

* Clusty: http://clusty.com/
Ofereceu os 204 resultados mais importantes numa busca de 868.379 para 'cura do stress'. Por ser em inglês, não é interessante num primeiro momento para o pesquisador brasileiro.


* MSN: http://search.msn.com.br
Ofereceu 190.000 resultados, sendo o primeiro de um site patrocinado, o mesmo dos sistemas anteriores (www.cefalus.pro.br) que está fora do ar.

* Ask.com: http://search.ask.com/
Teve 209.000 resultados para a busca. O único deles que apontou para um resultado do YouTube logo como primeira opção. Mistura de forma confusa resultados em português e inglês.

* DogPile : http://www.dogpile.com/
Usa resultados combinados do Google, Yahoo, Live Search e Ask.com,misturando resultados em inglês e português.

Um comentário:

  1. Que interessante, parece que chegamos a resultados diferentes em alguns dos mecanismos. Você colocou "cura do stress" entre aspas? Fico me perguntando se a localização geográfica interfere nas buscas, não consegui fazer buscas em português no MSN, por exemplo.

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