segunda-feira, 18 de maio de 2009

Exercício 3: Módulo 2





Informação ao primeiro toque:

Google Reader X Leitor de RSS

Trabalho há 10 anos em um jornal popular. Isso significa que toda e
qualquer informação que venha da vida das celebridades (para o bem ou
mal, e isso está aberto a discussões) são interessantes para o jornal.
Com o crescimento da Web, as fontes de informação para o jornal
passaram a ser os próprios artistas, que usam blogs pessoais para
responder ou se manifestar sobre assuntos de seu interesse. A atriz
Luana Piovani foi uma das primeiras a perceber que não precisava mais de nenhum meio de comunicação oficial para filtrar suas ideias e mantém um blog desde 2002.

A autora Glória Perez, que antecipou o crescimento da rede e colocou personagens de sua novela 'Explode Coração' em 1995 conversando pela Internet, também sabe do poder dos blogs. Ao contrário da ministra Dilma Rousseff, que comunicou que iria se tratar de câncer através de uma coletiva de imprensa, Glória usou seu blog pessoal para fazer o mesmo tipo de comunicado. A novelista sabe que seu blog é seguido por toda a imprensa especializada em novelas, então não havia lugar mais direto e objetivo
e, obviamente confortável para ela, para que fizesse esse tipo de comunicado.

Em 2007, surgiu o BlogLog,um portal para
hospedar mais de 200 blogs pessoais de artistas. Isso aí: mais de 200 blogs. Já imaginou?

Como acompanhar essa massa de informação, sem perder fotos, vídeos postados ou comentários interessantes e muitas vezes polêmicos que alimentam o próprio jornal? Conseguir acessar a todos eles diariamente, de forma manual, é um trabalho inconcebível. Mas existem ferramentas que se tornaram auxiliares poderosos na forma de como trabalhamos em jornais populares hoje em dia: o Google Reader é uma delas.

Normas de utilização dentro de uma empresa:

Ao contrário de leitores de RSS (SharpReader, FeedReader e outros), o Google Reader não precisa ser instalado no computador da empresa. Com o crescimento da Web, as empresas tiveram que regular o uso dos computadores para que não houvesse abuso ou pequenos usos indevidos que sobrecarregassem a rede. Daí, todo e qualquer programa que seja instalado no computador da empresa precisa estar dentro das normas e isso muitas vezes demora algum tempo ou não se chega a acordo algum sobre o assunto. A preferência ao Google Reader é grande dentro do ambiente da redação.

Vantagens e desvantagens do Google Reader:

Para se acessar ao programa, basta abrir uma conta no Google. A página é extremamente simples e direta, permitindo que o usuário compartilhe notícias com amigos (através dos contatos do Google Talk e do Gmail) e até faça comentários sobre o assunto que escolher. Esse compartilhamento de feeds RSS pode gerar discussões sobre invasão de privacidade, uma vez que os contatos tratados como 'amigos' podem não querer participar de listas assim. Sinceramente, dentro do uso do meu trabalho diário, não consegui encontrar desvantagens para o Google Reader. Talvez, para alguns usuários mais exigentes ou que estejam fazendo pesquisas acadêmicas, o programa seja simples demais. Mas, para o uso que eu preciso na redação, é bastante satisfatório. E o melhor: não tem spams, e quando o usuário não quer mais seguir aquela página ou blog, ele simplesmente desativa e faz outra subscrição.



Vantagens e desvantagens de um leitor de RSS (Really Symple Sindication):
Pelo simples fato de ter que sobrecarregar a máquina (seja em uso doméstico ou no trabalho), acho desnecessário o uso de um leitor de RSS, tipo SharpReader ou FeedReader. Alguns não permitem a visualização de imagens, o que já compromete a facilidade em acompanhar a página ou o blog escolhido. A vantagem é que o usuário pode ler as informações compiladas sem estar conectado à Internet, pode dividir seus feeds em pastas organizadas de forma hierárquica e ainda utilizá-lo com a mesma simplicidade de uma caixa de e-mail.

Um comentário:

  1. OI Ana,
    Teu blog do curso está excelente. Textos enxutos, informativos e ao mesmo tempo personalizados. É uma lição de jornalismo na Web e uma oportunidade para que colegas teus possam entrar em contato com um pouquinho da tua experiência. Os conteúdos deste curso podem parecer superados diante da tua experiência, mas por outro lado é uma oportunidade impar para compartilhar conhecimentos com outros colegas que estão entrando agora no mundo digital.
    Um abraço
    Castilho

    ResponderExcluir